Os primeiros Registros na Comarca

PRIMEIROS REGISTROS
 
Em 11/09/1873, foi praticado o primeiro ato de registro na Serventia, o qual constitui uma nódoa indelével na história do Município de Itapecerica, na história do Estado de Minas Gerais e na história do Brasil, pois trata-se de um PENHOR DE ESCRAVOS.
Qualquer pessoa, por mais insensível que seja, se emociona e se revolta ao abrir o LIVRO TRANSCRIPÇÃO DE PENHOR DE ESCRAVOS e se deparar com aquela prática aviltante em que eram submetidos nossos irmãos africanos, independentemente da faixa etária, pois até crianças de 04 (quatro) anos eram traficadas juntamente com os adultos. Clique aqui para visualizar.

Com a Abolição da Escravatura em 13/05/1888, através da promulgação da Lei Áurea pela Princesa Izabel, o Penhor de Escravos foi substituído pelo LIVRO DE INSCRIPÇÃO DO PENHOR AGRÍCOLA, o que demonstra o nível de degradação praticado contra o ser humano naquela época. Clique aqui para visualizar.

Em 23/07/1874 foi registrado no LIVRO DE TRANSCRIPÇÃO DOS IMMOVEIS o primeiro Escripto Particular de Venda, cujos transmitentes residiam em Uberaba.